4 dicas para evitar os danos com a chapinha!

Um aparelho modelador de cabelo que usa altas temperaturas para deixar o fio em uma textura lisa. Com ela, é possível modelar os cabelos em diferentes formas, deixando os fios alinhados, criando ondas e até mesmo cachos. Se você acha que a chapinha é uma invenção dos tempos modernos, está bem enganada! O conceito usado na ferramenta foi desenvolvido no início do século XIX e com o passar do tempo, o utensílio evoluiu para o que conhecemos hoje. Aliás, atualmente é possível encontrar chapinhas nos mais diferentes tamanhos e formatos, com tecnologias avançadas para não prejudicar os fios durante o seu uso.

Separamos várias dicas sobre o uso de chapinhas para você que gosta de usar o aparelho com frequência, e para você que quer usar poucas vezes, mas não quer prejudicar a saúde dos fios. Leia tudo com atenção, coloque as dicas em prática! O mais incrível é que alguns truques podem ajudar a fazer com que o uso de chapinhas não traga grandes riscos ao seu cabelo.

O cabelo deve estar seco antes de começar com a chapinha!

Se ao começar a passar chapinha você ver vapor ou ouvir um chiado, é melhor parar! E, se você tem certeza de que o cabelo está seco, e mesmo assim escuta chiado e vê vapor, observe se há produto acumulado na estrutura do cabelo. Pode ser que o produto que você usou antes da chapinha seja o culpado, já que nesse caso, como a chapinha prende o cabelo, o produto fica ali, “fervendo” o cabelo de dentro para fora do folículo. Tome cuidado com os produtos que você usa, especialmente se eles contém álcool.

Use um protetor térmico

O uso do protetor térmico começa quando você vai utilizar algum instrumento que utilize calor no cabelo. Se você usa secador antes da chapinha, o protetor deve ser usado antes da secagem, com o cabelo seco. Prefira protetores sem óleos pesados e silicones. Se o seu cabelo é muito fino, você pode usar um óleo de argan para que a hidratação fique selada no cabelo, e para que o fio tenha mais brilho.

Divida o cabelo em mechas pequenas

Mechas grandes fazem você ter que passar a chapinha várias vezes nos mesmos fios para alcançar o resultado desejado. O ideal é fazer mechas menores e seguir uma ordem, ao invés de pegar mechas de forma aleatória.

Não use todos os dias e hidrate os fios

Usar moderadamente é um dos segredos para conseguir fios saudáveis. Usar a chapinha todos os dias pode deixar os fios fragilizados, por isso, prefira utilizá-la uma ou duas vezes por semana, sem esquecer, claro, dos cuidados necessários. Além disso, os danos podem não ser vistos nos primeiros usos, mas são acumulativos de usos frequentes. E, claro, não podemos esquecer de manter a hidratação em dia, afinal, ela ajuda a controlar os danos aos fios, repondo seus nutrientes e água.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram