4 erros nos cuidados com cabelos cacheados e crespos que você precisa evitar!

O cabelo é fundamental para a marcação da personalidade e da expressão particular do indivíduo. Para a manutenção da beleza dos fios, entretanto, é necessário observar as suas características. Isso porque cada tipo de madeixa demanda um tipo de tratamento específico. Em relação aos cuidados com cabelos cacheados e crespos, a afirmativa não poderia ser diferente. Para que os cachos estejam saudáveis e definidos, é essencial evitar alguns vícios que prejudicam a sua saúde. Pensando nisso, separamos 4 erros comuns que danificam os cachos e o que pode ser feito para corrigi-los.

Dormir com os fios molhados!

Um dos erros mais comuns é deitar com o cabelo molhado. A prática pode ser bastante prejudicial, uma vez que amassa e desarruma os cachos, interferindo na sua finalização. Além disso, o hábito pode ser responsável pelo aumento da seborréia e, portanto, pelo aparecimento de caspas. Uma dica importante para evitar essas consequências é utilizar um difusor quando for necessário higienizar os fios no período da noite. O aparelho, além de secar, poderá modelar as madeixas.

Esfregar os fios ao secar!

Outro equívoco comum durante os cuidados com cabelos cacheados e crespos diz respeito à secagem dos fios. O hábito de esfregar os cachos com a toalha tradicional, por exemplo, está relacionada ao aparecimento de frizz e de madeixas de formato distinto. Isso porque os panos para secar o corpo são, em geral, fabricados com material denso, que gera atrito entre os fios. Por isso, uma dica importante é reservar uma toalha leve, de microfibra ou algodão. O ideal é que, para a secagem, ela seja utilizada com movimentos suaves de amassar ou apertar.

Utilizar creme em excesso!

É verdade que cabelos cacheados e crespos demandam maior hidratação para a definição dos fios. Porém, tão ruim quanto deixar de aplicar cremes é aplicá-los em excesso. Isso porque o empastamento de produto pode deixar os fios com aspecto sujo. Além disso, a camada que se deposita pode dificultar a secagem do fio, viabilizando a sua quebra e o aparecimento de odores fortes. Por essa razão, é fundamental estar atento ao equilíbrio no uso de produtos diários.

Utilizar o shampoo errado!

Para a definição perfeita do cabelo cacheado e crespo, é indispensável que o processo de escolha dos produtos leve em consideração as fórmulas adequadas para o tratamento. Afinal, o tipo de madeixa com cachos tem características específicas que podem causar oleosidade excessiva, ressecamento ou porosidade. Os shampoos e demais produtos de hair care personalizados, nesse sentido, assumem o papel de atuar sobre os fatores de risco, amenizando-os e contribuindo para a saúde do cabelo. Uma dica importante é procurar empresas especializadas que possam indicar as fórmulas ideais.

Cada tipo de cabelo contempla particularidades positivas e negativas. Essas devem ser levadas em consideração para a escolha de produtos adequados e para a verificação de hábitos benéficos para a saúde dos fios. Em relação aos cuidados com cabelos cacheados e crespos não poderia ser diferente. É importante observar a forma dos fios para mantê-los limpos, hidratados e nutridos.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram