Alimentação e cabelo: entenda a relação entre os dois!

A preocupação com uma rotina alimentar saudável tem crescido bastante nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 71% dos brasileiros nem se importam em pagar mais caro pelo produto, desde que ele ofereça benefícios para a saúde e o bem-estar.

Realmente, cuidar da alimentação faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Além de prevenir contra diversos tipos de enfermidades, melhora o humor, aumenta a disposição para as atividades do dia a dia, possibilita um equilíbrio hormonal e, até mesmo, ajuda a retardar o envelhecimento. Com as facilidades da internet, ficou muito mais fácil encontrar as melhores dicas de cuidados do dia a dia — e é por isso que você está aqui, certo? Pensando nisso, separamos algumas informações importantes sobre a relação entre alimentação e cabelo.

Como a alimentação influencia a saúde do cabelo?

Você já conheceu diversos benefícios dos alimentos saudáveis para o dia a dia de uma pessoa. Agora é hora de dar um passo adiante e entender como, de fato, eles podem dar vida aos cabelos ou, em um cenário não tão positivo, deixá-los mais fracos e quebradiços. Antes de tudo, vale lembrar que o cabelo é composto, principalmente, pela queratina. Para evitar as quedas e contribuir para o crescimento, é importante que se invista em nutrientes como:

  • Zinco;

  • Ferro;

  • Cobre;

  • Cálcio e magnésio;

  • Vitaminas A, B12 e C.

Outros resultados possíveis quando existe uma boa relação entre alimentação e cabelos são a lubrificação dos fios, o estímulo ao bulbo (para um crescimento mais rápido e saudável) e o controle da produção sebácea.

Quais alimentos podem ajudar?

Ter cabelos mais saudáveis a partir de uma alimentação balanceada é super possível, como você já viu. Separei alguns produtos que podem entrar na sua lista de compras da semana. Vamos lá?

Cenoura

A cenoura é rica em vitamina A e betacaroteno, um antioxidante poderoso no combate à queda dos fios e à perda de sua pigmentação. Se você consumir uma unidade por dia, terá um couro cabeludo forte e cabelos bem mais brilhantes. Faça o teste!

Soja

A queda de alguns fios, apesar de incomodar muitas pessoas, é algo natural. Isso porque, ao mesmo tempo em que eles caem, outros estão nascendo para balancear essa equação. Nesse sentido, a soja ajuda na reposição de proteína, prevenindo que fiquem quebradiços. Que tal incluir 3 colheres de sopa desse grão em sua dieta diária?

Salmão

Nem sempre presente na dieta dos brasileiros, o salmão também é excelente para proteger o couro cabeludo da incidência de raios ultravioleta e no combate a possíveis inflamações. Tudo isso devido ao ômega 3 e ao selênio que se encontram em sua composição. Consumi-lo duas vezes por semana já é o suficiente!

Espinafre

Como vimos, o ferro é um elemento imprescindível para o crescimento dos cabelos. Por isso, um prato de sobremesa de espinafre por dia é o que você precisa para nutrir os seus fios. Dê adeus às quedas e ao ressecamento!

Além disso, por mais que sejam acessíveis, cuidado com o consumo excessivo de farinha branca, café, açúcares e bebidas à base de álcool. Tenha em mente que eles podem desequilibrar os seus hormônios, prejudicando o crescimento saudável dos fios.


De toda forma, não há segredo! Acompanhar de perto essa relação amigável entre alimentação e cabelo traz na certa o sucessO! Então, que tal adotar esses hábitos de consumo e incluir esses itens em sua dieta?


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram