Beleza sustentável: entenda como funciona o selo "eureciclo"

Você provavelmente já ouviu falar do selo “eureciclo”, mas talvez nunca tenha entendido sobre o que se trata essa certificação e qual a sua contribuição para o planeta. Nos dias atuais, o ser humano produz e consome desenfreadamente: mais do que é necessário e mais do que os recursos naturais são capazes de suportar. Mas onde entra o “eureciclo” nessa história? Esse selo conecta marcas de bens de consumo com cooperativas e operadores de reciclagem parceiros, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental. A empresa surgiu com o propósito de desenvolver a cadeia de reciclagem no Brasil, formalizando e aumentando as taxas desse processo no país. Demais, né? Continue com a gente aqui pra entender mais um pouco sobre a importância de adotar esse selo!

MAS O QUE É A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL?

A compensação ambiental é um método que garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem através da logística reversa, destinando recursos para operações das cooperativas de reciclagem, de modo a retirar do meio ambiente a quantidade equivalente de material utilizado nas embalagens dos nossos produtos.

Uma empresa, ao contratar um plano do eureciclo, informa a quantidade de massa de embalagens geradas no ano anterior, para que assim as cooperativas e operadores de reciclagem parceiros, possam garantir a quantidade exata que devem ser destinadas a reciclagem. Com a tecnologia desenvolvida pelo eureciclo, esse processo é validado por meio de NFs ofertada pelas cooperativas e operadores - atestando que a massa contratada foi de fato reciclada.

E DO QUE SE TRATA A LOGÍSTICA REVERSA?

A logística reversa trabalha para garantir o retorno de materiais pós consumo ou pós processo produtivo. Ou seja, ao retornar a embalagem para o fabricante, é possível reaproveitá-la ou descartá-la da maneira correta de acordo com o tipo do material, visando a preservação do meio ambiente. Ela permite a continuidade do ciclo produtivo do material, fazendo com que ele se torne matéria prima para novos produtos e não seja descartado na natureza de forma prejudicial. Sem essa logística, nosso planeta perde recursos, ficando sem espaço para suportar a quantidade de resíduo que é gerado, já que o meio ambiente não consegue lidar com a velocidade da nossa produção e consumo. Por isso, é importante consumir produtos de empresas e marcas conscientes e que se preocupam com o nosso planeta, assim como o Meu Q.

COMO SURGIU O EURECICLO?

Idealizado por uma empresa de tecnologia e impacto social, a New Hope Ecotech, o selo prioriza conceitos como transparência, inclusão e sustentabilidade. O maior desafio e objetivo deles é aumentar as taxas de reciclagem no Brasil que atualmente está em torno de 3%, ao garantir a meta nacional de 22% mínima por lei de embalagens destinadas corretamente à reciclagem, as marcas contribuem para esse desenvolvimento e se preparam para os aumentos progressivos previstos para os próximos anos. É imprescindível que as empresas entendam a importância e adotem esse modelo aos seus negócios, afinal o selo possui um papel de grande relevância na discussão sobre a sustentabilidade do planeta. A boa notícia é que a logística reversa das embalagens da Meu Q é certificada pelo selo eureciclo, que busca reduzir o impacto gerado de nossas embalagens para poder tornar o planeta mais verde e sustentável.

Agora que você já sabe o quanto esse selo é essencial para a preservação da natureza e da vida em nosso planeta, observe se o selo eureciclo está estampado na embalagem do seu cosmético e consuma com consciência.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram