Cabelegria: conheça mais sobre uma das ONG 's que resolvemos ajudar esse mês!

A Cabelegria foi fundada em outubro de 2013 pelas amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte e é uma ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas (itinerante e fixos). Todo o processo é gratuito: em nenhum momento os pacientes que recorrem a eles são onerados. Além disso, eles não exigem comprovação de renda nem nenhum tipo de pagamento pelas peruquinhas. Afinal, assim como o Meu Q, a Cabelegria acredita que a auto estima pode fazer toda a diferença durante o tratamento, por isso resolvemos apoiar essa causa junto com a Polen no mês do Outubro Rosa. Portanto, na hora de finalizar o pedido do seu kit Meu Q, é só escolher a Cabelegria para apoiar.

Quando elas foram buscar algum hospital que fizesse a confecção das perucas, se depararam com um grande problema. Nenhum local fazia o processo da confecção das perucas com os cabelos arrecadados. Então começou a batalha de procurar costureiras para que pudessem auxiliar nessa confecção e já em Dezembro de 2013 elas conseguiram entregar a primeira peruca. Inicialmente o projeto atendia somente as crianças, pelo baixo número de perucas produzidas mensalmente, mas já em 2015 elas começaram a atender adultos e em 2016, com a contratação de uma costureira, a Cabelegria passou de uma confecção voluntária para a confecção própria.


Quais serviços a ONG oferece?

Hoje a Cabelegria doa perucas para pacientes de todo o Brasil, com câncer e com outras patologias, que tenham como sintoma do tratamento ou da própria patologia, a queda do cabelo. Também fazem ações em Hospitais Infantil, com oficinas e personagens da Turma da Mônica usando peruquinhas.


Por que a doação de cabelo é importante?

A doação de cabelo é importante, pois é através dessa doação que elas conseguem confeccionar as perucas, afinal, o mais caro em uma peruca é a matéria prima, o cabelo, se fosse preciso comprar os cabelos o custo da peruca aumentaria em mais de 200%. Além disso, o fato das pessoas poderem doar seus cabelos traz um engajamento muito bom para a ONG, pois muitos dos doadores acompanham de perto o trabalho, compartilhando tanto as conquistas quanto as dificuldades.


A quem ela beneficia?

Hoje a Cabelegria doa perucas para pacientes de todo o Brasil, com câncer e com outras patologias, que tenham como sintoma do tratamento ou da própria patologia, a queda do cabelo.\


Quem pode doar cabelo?

Qualquer pessoa pode doar o cabelo, desde que o cabelo tenha no mínimo 20cm de comprimento. Não importa se tem química ou coloração. A ONG aceita todos os tipos de cabelos. Isso porque também fazem todos os tipos de perucas, inclusive as crianças adoram as perucas que tem os cabelos coloridos.


Qual seria um passo a passo para doar cabelo?

• Todos os tipos de cabelos podem ser doados, não importa se ele tem química ou coloração. O comprimento mínimo é de 20cm.

• Amarre bem firme, de preferência com elástico de dinheiro, em um rabo de cavalo ou em mais mechas, e faça o corte.

• No momento do corte é importante que o cabelo esteja seco e em sua forma natural (sem escova ou chapinha)

• Armazene o cabelo, seco em um saquinho, envelope ou caixa.

• Leve a doação em um dos pontos de coleta. São 11 no Rio de Janeiro e 12 em São Paulo ou pelos Correios.


Dúvidas comuns dos doadores

POR QUE NÃO POSSO CORTAR O CABELO MOLHADO? O cabelo não pode ser armazenado molhado, pois corre o risco de mofar, após cortado molhado ele demora muito tempo para secar naturalmente, então aconselhamos que cortem o cabelo seco.

POR QUE NÃO PODE TER CHAPINHA OU ESCOVA? Os cabelos são higienizados posteriormente a confecção das perucas, então se o cabelo for enrolado e estiver com chapinha, eles irão juntar com cabelos lisos e ao lavar a peruca o cabelo voltará a sua forma original e essa peruca terá que voltar para o ateliê para que seja desmontada e montada novamente.

CABELOS NÃO AMARRADOS SÃO ACEITOS? Se o cabelo não estiver amarrado ou embolorado infelizmente não é possível utilizar e os mesmos são descartados.

CABELOS COM MENOS DE 20 cm SÃO ACEITOS? Até 15cm conseguimos utilizar para confeccionar perucas, menos que isso infelizmente não. É importante orientarmos as pessoas que ainda não cortaram os cabelos, porém algumas crianças acabam cortando menos, nesse caso orientamos darem o certificado de doação e encaminharem o cabelo para a ONG, se conseguirmos utilizar iremos utilizar.

COMO APROVEITAR O COMPRIMENTO EM CORTES CURTOS? Para cortes bem curtos (estilo joãozinho) aconselhamos que sejam feitas diversas mechas bem rentes ao couro cabeludo para que assim possam aproveitar melhor o comprimento de todo o cabelo.

QUANTAS MECHAS É NECESSÁRIO PARA CONFECCIONAR UMA PERUCA? Para fazer uma peruca é necessário de 3 a 7 doações de pessoas diferentes, tudo depende do volume do cabelo.


Entre a doadora e a receptora do cabelo, quais são os outros processos que se fazem presentes?

Os cabelos vão para o estoque, passam por uma triagem e depois vão para o ateliê de costura para que possam ser transformados em perucas. Depois de prontas, as perucas são higienizadas e estão prontas para serem doadas através dos bancos de perucas (físicos ou móveis) ou serem enviadas pelos correios.


Quantas pessoas se beneficiam por ano?

Desde 2013 a Cabelegria já atendeu mais de 10.000 pacientes por todo o Brasil. Hoje, com a confecção própria, existe uma média de doação anual de 2.000 perucas.

Hoje a Cabelegria possui mais de 2 Toneladas de Cabelos parados por falta de recurso financeiro para a contratação de novas costureiras. É válido ressaltar a importância da doação financeira para que todos os cabelos que temos e recebemos possam ser transformados em perucas e doados. Existem diversas formas de ajudar financeiramente, seja comprando na lojinha, se tornando um mantenedor, fazendo doação única ou na finalização do seu pedido Meu Q, escolher a Cabelegria para realizar uma doação.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram