Clean Beauty: entenda o que é beleza limpa e os seus benefícios para você e para o meio ambiente!

Ao longo dos anos, tem se observado uma tendência da população em querer consumir mais produtos de beleza considerados orgânicos e naturais. No entanto, o conceito de “clean beauty” vai além dessa visão, afinal, ele se relaciona com a procura por produtos livres de ingredientes nocivos à saúde do corpo e ao meio ambiente. O interesse por movimentos de beleza limpa, eco friendly, slow beauty, entre outros, mostram que os hábitos de consumo na área de beleza vem mudando. Como o próprio nome já diz, o importante é privilegiar o uso exclusivo de ingredientes limpos, que não causem qualquer prejuízo quando aplicados ou consumidos.

O que é Clean Beauty?

Por mais que muitas pessoas falem a respeito desse termo, seu conceito não está completamente definido, pois ele ainda não foi regulamentado por nenhum órgão legal. No entanto, é um movimento que se preocupa com a relação de um produto de beleza e seus impactos no meio ambiente e na saúde do consumidor. Portanto, o uso de produtos livres de ingredientes tóxicos é um processo de produção responsável, que não visa não causar danos às pessoas envolvidas e nem ao ecossistema.

O que é um produto considerado limpo?

Um produto considerado limpo é aquele que não possui ingredientes tóxicos e nocivos em sua composição, esses que são os principais responsáveis por causar desequilíbrios ao meio ambiente. Além disso, eles também precisam ter embalagens onde todos os ingredientes utilizados são descritos, ou seja, não pode esconder ou utilizar termos para enganar o consumidor, afinal, a transparência é um dos pilares do clean beauty.

Então, quais substâncias devemos evitar?

Apesar do conceito não estar definido ainda e não existir uma regulamentação sobre clean beauty, existem estudos que consideram algumas substâncias prejudiciais à saúde, como os:

  • Parabenos

  • Sulfatos;

  • Ftalatos

  • Petrolatos

  • Triclosan

Essas substâncias podem causar irritações na pele, desequilíbrio hormonal e outros males como o câncer.

Benefícios em aderir ao Clean Beauty!

Os efeitos adversos dos ingredientes sintéticos em produtos de maquiagem e beleza são amplos, desde prejudicar a saúde até prejudicar o meio ambiente. Portanto, a beleza limpa tem dois benefícios simples, mas imensamente importantes: eles são melhores para sua saúde e melhores para o meio ambiente . Por isso, investir em produtos que você sabe que nutre seu corpo e também causa pouco impacto no meio ambiente é sempre a melhor opção.

Depois de saber um pouco mais sobre o clean beauty, é importante entender que aderir ao movimento é aprofundar ainda mais sua noção de autocuidado e consciência de consumo, e gera diversos benefícios à sua saúde.



Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram