Como descobrir o nível de oleosidade da sua raiz?

A queixa em relação à oleosidade dos fios é super comum, apesar dessa condição que muitos cabelos apresentam ser relativamente comum por questões genéticas ou condições de saúde, muitos casos na verdade são de cabelos normais ou mistos com cuidados incorretos. O primeiro passo é identificar qual é o quadro natural do seu cabelo, assim você conseguirá encontrar os melhores tratamentos para manter os fios saudáveis e equilibrados da raiz às pontas. Por isso, nós separamos as principais características de diferentes graus de oleosidade para você descobrir o nível da sua e os hábitos que você precisa tirar da sua rotina para evitar o excesso de oleosidade nos seus fios.

Todo cabelo tem uma oleosidade natural produzida no couro cabeludo e que se espalha pelos fios, só que a quantidade varia de caso para caso. Muitas pessoas pensam que têm cabelos muito oleosos quando na verdade não são. Então é importante entender o que configura cada classificação.

CABELO OLEOSO

Um cabelo oleoso é aquele que precisa ser lavado todos os dias, senão fica grudado e brilhoso demais. Cabelos muito oleosos podem precisar de shampoo com ainda mais frequência.

CABELO MISTO

Se o seu cabelo fica com a raiz oleosa no dia seguinte à lavagem mas o comprimento e as pontas seguem normais, o quadro é de um cabelo misto.

CABELO NORMAL

Se você consegue lavar a cabeça dia sim, dia não sem problema, o cabelo é considerado normal.

A classificação da oleosidade do cabelo está relacionada ao sebo natural dos fios, mas alguns hábitos do dia a dia podem estar causando a impressão errada. Dar muito espaço entre as lavagens pode fazer os fios acumularem sebo e parecerem mais oleosos do que realmente são. Por outro lado, lavar o cabelo todo dia, sem necessidade, pode estimular a produção de mais oleosidade com o tempo para compensar. Além disso, não aplicar uma quantidade suficiente de shampoo ou não espalhar o produto direito por todo o couro cabeludo também podem provocar um aspecto oleoso nos fios.

Outro hábito que todo mundo faz e que contribui para aumentar a oleosidade dos fios é aplicar condicionador e máscara na raiz. É sempre importante enxaguar bem todos os produtos usados durante o banho, de preferência com água morna ou fria, para eliminar todos os resíduos acumulados nos fios.

Esperamos que esse post tenha sanado as suas dúvidas em relação à oleosidade dos seus fios. Assim, você vai conseguir preencher o nosso quiz com mais precisão. Além disso, sempre que precisar, nosso time está à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Conte sempre com o time Meu Q.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram