Como identificar a curvatura do seu cabelo?

Na hora de escolher o produto certo para o seu cabelo, é essencial entender qual o seu tipo de fio. Entretanto, o que pouca gente sabe é que isso vai muito além de ser simplesmente liso ou cacheado. Identificar a curvatura do cabelo consiste em entender o grau de ondulação — que varia muito, pode acreditar!

Felizmente, para facilitar o processo de identificação do seu tipo de fio, existe uma tabela de curvatura. Com isso, fica bem mais fácil descobrir o seu tipo capilar e escolher um produto feito especificamente para ele.

ENTENDA MAIS SOBRE A CURVATURA DO SEU FIO!

Cada pessoa é única, assim como seus cabelos! Por isso, tentar encaixar toda essa diversidade em uma categoria tão simples, como lisos e cacheados, é pouco eficiente na hora de identificar os produtos ideais para cuidar bem de seus fios. Por isso, foi criada a tabela de curvatura. Ela serve para que você possa descobrir exatamente qual é a curvatura dos seus fios e consiga encontrar um produto capaz de alcançar todo o potencial do seu cabelo. No entanto, vale lembrar que o tipo dos seus fios é apenas um dos elementos que definem o seu cabelo. É necessário considerar ainda outros aspectos, como a espessura do fio e o grau de oleosidade.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CABELO LISO?

Por ser liso, esse tipo de cabelo não é avaliado com relação ao tamanho da curva. Nesse caso, o que vai determinar a diferenciação é a espessura do fio. Assim, dentro da tabela de curvatura do cabelo, ele é do tipo 1. A partir daí, ele pode variar entre 1A, 1B e 1C. Desse modo, a primeira categoria representa aquele cabelo liso bem fino e com pouco volume. Ele costuma ser bastante difícil de modelar e, para que um penteado se mantenha firme por bastante tempo, é necessário usar bastante fixador.

Já o tipo 1B é um liso com um pouco mais de estrutura. Ele costuma ser menos oleoso que o tipo 1A, e geralmente se mostra um pouco mais encorpado. Já o 1C é aquele liso bem espesso. Este tipo pode ter uma tendência a ficar ressecado e, até mesmo, armar um pouco.

DESCUBRA AS POSSIBILIDADES DOS CABELOS ONDULADOS

Os ondulados são os cabelos de tipo 2 na tabela. Eles costumam exibir um formato em S e chegam perto de se tornarem cacheados, mas ainda não podem ser considerados dessa forma. Eles também são diferenciados em A, B e C.

Assim, o tipo 2A é aquele que apresenta ondas bem suaves. Quem olha pode até achar que ele é liso; mas se verificar um pouco mais de perto vai conseguir notar que a curvatura do cabelo é bem delicada, mas existe. É comum que esse tipo de cabelo tenha a raiz mais oleosa que as pontas, embora costume reter um pouco melhor os penteados. Já o 2B reúne ondas bem mais acentuadas e costuma ter certa tendência ao frizz. É possível que a raiz seja oleosa, mas é mais comum que seja normal e com mais volume. Por fim, o 2C é aquele que quase pode ser considerado cacheado. Ele tem uma textura um pouco mais fina que a do cabelo com cachos, mas ainda assim já é bem mais volumoso, com uma raiz encorpada, podendo (ou não) ter frizz.

SAIBA MAIS SOBRE A CURVATURA DO CABELO CACHEADO

Os cabelos cacheados apresentam uma curvatura em formato de mola, que pode ser mais aberta ou mais fechada, dependendo do tipo. Eles têm raízes soltas e menos armadas, assim como um caimento maior do que os cabelos do tipo 4. Os cabelos do tipo 3 podem ser um pouco ressecados e, por isso, é muito conveniente investir em bons leave-ins e finalizadores. Os fios do tipo 3A se caracterizam pela raiz quase lisa, solta e sem muito volume, além da menor espessura. É como se o cabelo tivesse passado por um procedimento de babyliss — mas, por serem mais pesados, é comum que os cachos percam a definição ao longo do dia.

Já os fios do tipo 3B são anelados desde a raiz, com cachos encorpados e bem delineados. Nessa categoria, o cabelo é bem mais volumoso que o 3A e pode ficar armado se houver cuidados inadequados. Por fim, o 3C é aquele cabelo levemente ressecado e com cachos apertados. A curvatura do cabelo é bem maior, e a raiz costuma ser armada e com frizz.

CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DOS FIOS CRESPOS

Os crespos ou cabelos do tipo 4 são aqueles que trazem as maiores curvaturas. Eles são bastante volumosos e, já que exibem um grau maior de ressecamento, são mais frágeis. Dessa forma, para mantê-los sempre bonitos, é necessário investir em constantes hidratações e umectações, sempre com os produtos mais adequados.

Entre os fios do tipo 4, o 4A é aquele tipo capilar que tem cachos bem apertados e definidos. Assim, você consegue ver os cachinhos e deixá-los alinhados. Eles são bem volumosos e com aspecto mais ressecado. No entanto, os do tipo 4B são muito mais armados e com frizz. Nesse caso, os cachos são bem pequenos, como molinhas fininhas, quase imperceptíveis.

Por fim, os do tipo 4C podem ser considerados os cabelos afro black power. Os cachos não trazem nenhuma definição; e os fios são muito curvados, formando um S ou Z bem pequeno em cada cacho. Eles costumam ser bem densos e colados na cabeça. Demoram muito a crescer, em decorrência do encolhimento dos fios ao comprido.

Ao final, é importante ressaltar que, independentemente da curvatura do cabelo, cada tipo apresenta sua beleza particular. Assim, não existe uma variedade necessariamente mais bonita do que a outra. O importante é cuidar bem dos fios, contando com o uso de produtos alinhados com suas peculiaridades capilares e estilo de vida. Isso vai permitir que você possa valorizar sua beleza e desfrutar da multiplicidade e diversidade que existe em você!



Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram