Conheça as principais características dos cabelos finos!

Você tem cabelos finos, mas não sabe por que eles são assim e, principalmente, como cuidar? Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o seu tipo de cabelo é apenas o que o define. No entanto, é você quem dá forma a ele. Então mesmo que tenha o fio fino e frágil, é possível cuidar adequadamente para ele ser o que melhor representa você, seja ele liso, seja cacheado. Por isso, neste post, vamos mostrar algumas características desse tipo de cabelo e o que deve ser evitado na sua rotina de hair care!

Como são os cabelos finos?

O fator que determina se um fio é fino ou grosso é o seu diâmetro. Normalmente, o cabelo humano muito fino mede, em média, 15 microns, sendo que a genética é uma grande influenciadora dessa característica. A estrutura dos cabelos finos tende a ser mais frágil e quebradiça, principalmente quando esticados e submetidos a fortes químicas. Isso acontece porque as hastes deles também são menos espessas e mais sensíveis. Além disso, ao contrário do que é comum ouvirmos, não são somente os cabelos lisos que tendem a ser finos. Aliás, os cabelos mais crespos, como os tipos 4B e 4C, estão entre os mais frágeis e suscetíveis a quebras.

Cabelos finos ou cabelos ralos? Qual a diferença?

Quando se fala em cabelos ralos é sobre a quantidade de fios, ou seja, são aquelas pessoas que têm pouco cabelo, ou poucos fios no couro cabeludo. Já os cabelos finos se referem à haste e diâmetro do fio. Nem todo cabelo fino é ralo, como nem todo cabelo ralo é fino, apesar de haver mais propensão de combinação entre esses dois aspectos Essas características dependem, como dito, da sua genética e do seu estado de saúde. Os fios ralos podem ser resultado da falta de vitaminas e minerais, dieta pobre em nutrientes ou alopecia, por exemplo.

O que evitar ao cuidar dos cabelos finos?

Apesar de não ser possível mudar a sua genética e o tipo de cabelo, é possível tomar alguns cuidados diários para deixar os cabelos finos mais bonitos e saudáveis, pois, apesar de serem frágeis, eles podem ser bastante sedosos.

Não use muito condicionador

Normalmente, os fios finos tendem a ser mais oleosos e propensos a ficarem com a aparência pesada. Por isso, evite usar muito condicionador e óleos. Além disso, somente o shampoo deve ser passado na raiz, nunca condicionadores ou cremes sem enxágue.

Evite lavar com água muito quente

Se a água quente é prejudicial para os fios grossos, imagina para os cabelos finos! Temperaturas muito elevadas ressecam os fios e estimulam a produção de óleos no couro cabeludo. Isso o deixará sem brilho, com aspecto de sujo e com frizz. O ideal é usar a água morna, até mesmo no inverno, pois isso facilitará a limpeza e não deixará seu cabelo opaco.

Fuja das químicas

Os cabelos finos são frágeis, finos e com forte tendência a quebrarem. Se você utiliza químicas, como alisamentos muito fortes e tinturas com alta concentração de amônia, isso fica ainda mais evidente.

Os alisamentos com formol, por exemplo, criam uma película no fio e impedem que ele absorva tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Então, após os primeiros meses dessa química, o cabelo estará extremamente ressecado e quebradiço. Tenha isso em mente: progressivas, selagens e botox não hidratam os fios. É somente uma maquiagem. De modo geral, os procedimentos químicos retiram toda a água e queratina dos fios, deixando-os mais sensíveis, quebrados, porosos, ainda mais finos e extremamente fracos. Para ter madeixas sempre saudáveis, prefira os produtos sem química, que sejam adequados e voltados para o seu tipo de fio.

Mesmo que você tenha cabelos finos, isso não quer dizer que eles precisam ser sem volume e sem vida. Com os cuidados e produtos adequados para os seus fios e suas necessidades, é possível alcançar, sem muito trabalho, fios cheios de brilho e saudáveis. Agora que já sabe o que não fazer com os fios finos, continue nos acompanhando aqui para ter acesso a mais dicas na hora dos cuidados com seus fios!


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram