Cuidados importantes para todos os tipos de cabelo!

Uma coisa é fato: seja qual for seu tipo de cabelo, é preciso cuidar muito bem dessa preciosidade para mantê-la saudável e bem nutrida. São os detalhes que podem fazer a diferença, sabia? Hoje, separamos alguns cuidados importantes que você deve ter independente do seu tipo de cabelo!


Lavagem e hidratação

Manter os fios limpos e hidratados vai ajudar bastante nos cuidados diários com eles, pode reparar. Nesse momento, vale lembrar que cada tipo de cabelo reage de uma forma a esses aspectos e requer o uso dos materiais corretos. Alguns precisam ser lavados a cada dois dias, enquanto outros aguentam um pouco mais sem apresentarem sinais de oleosidade. Nos dias de calor, aproveite para lavá-los com água fria ou gelada. Isso vai impedir que as cutículas capilares se abram, fator que leva ao ressecamento. Como resultado, você tem cabelos mais brilhantes e sedosos. Se, de toda forma, não for possível usar essa tática, opte pela água morna e evite ao máximo as altíssimas temperaturas.

A hidratação deve ser feita com frequência para evitar que os fios se embaracem ou quebram com maior facilidade. Novamente, tenha atenção ao tipo de produto mais indicado para o seu cabelo e, caso notar que ele não esteja respondendo bem ao tratamento, parta para outra opção. A título de curiosidade, os cabelos lisos e ondulados são os que devem priorizar ao máximo a hidratação. Mas isso não quer dizer que os outros tipos devem deixar esse cuidado de lado, combinado?

Uma dica importante: lavar todos os dias não vai deixá-lo menos oleoso. Inclusive, pode tornar a aparência dos fios mais pesada, pois eles precisam repor esses nutrientes retirados frequentemente com as lavagens.

Pentes e escovas

O ritual de pentear e desembaraçar os cabelos é quase tão rotineiro quanto o banho. É bom lembrar que cada tipo de cabelo e situação em que ele se encontra exige um tipo de material. Como assim? Explico: cabelos molhados são naturalmente mais sensíveis às forças que aplicamos neles. Os pentes de dentes largos são ideais para essas ocasiões. Porém, a dica é secá-los um pouco antes de dar início a essa prática.

Na hora de desembaraçar, temos o costume de partir do topo até as pontas, não é mesmo? Mas pode reparar que, dessa forma, fica bem mais difícil concluir a missão. O indicado é partir do meio para as pontas, de maneira delicada e paciente. Assim, nenhum fio será danificado sem razões! Se o seu cabelo for cacheado ou crespo, evite escová-lo quando estiver seco. Quando você faz isso, pode contribuir para que percam a forma, uma boa dica, nessas horas, é manusear com as mãos para defini-ló.

Finalização

Essa etapa depende diretamente do tipo do seu cabelo. Cabelos lisos, por exemplo, tendem a ficar oleosos mais rápido e, por isso, a quantidade de produto aplicado não deve ser a mesma que nos fios cacheados. Os produtos mais utilizados nessa etapa costumam ser cremes de pentear, leave-in, óleos capilares, gel ou pomadas e ativador de cachos.

Umectação

Você precisa hidratar, nutrir e fortalecer os fios? Então, a umectação pode ser a técnica ideal! Por meio de óleos vegetais, torna-se possível recuperar os que foram danificados e, ainda, repor a oleosidade perdida. Seus principais benefícios incluem a redução do frizz, fortalecimento da fibra capilar, minimização do atrito entre eles, tratamento contra o ressecamento e a porosidade. É importante ressaltar que cada tipo de óleo age de uma forma sobre os cabelos, o que vai depender muito de suas preferências e necessidades.

Cronograma capilar

Esse tratamento é bastante democrático: vale para todos os tipos de cabelo. Sua principal função é justamente manter os fios longe dos danos causados pela exposição excessiva a sol, cloro, poluição e outros fatores. A rotina de cuidados, que no geral é feita em quatro semanas, envolve três etapas:

Hidratação: já falei dela aqui, não é mesmo? Essa prática ajuda a repor os nutrientes e a água que são perdidos dia após dia;

Nutrição: os cabelos ressecados, normalmente, precisam da reposição de lipídios, que contribuem para a maciez dos fios e o alinhamento das cutículas capilares. Ela pode ser feita por meio de aplicação de máscaras ou umectação;

Reconstrução: quebras e porosidade são resultados danosos da exposição dos fios a produtos químicos. Nessa etapa, recuperando a sua massa capilar, sendo talvez a mais potente de toda a rotina.

Para entender do que seu cabelo precisa no momento, existe um teste bem legal que analisa a porosidade dele. É simples: basta depositar um fio em um copo com água. Se boiar, significa que é necessário investir em uma hidratação. Do contrário, caso ele afunde, a reconstrução é mais indicada. Porém, se ele se mantiver no meio, precisa mesmo é de nutrição.

Separamos todas essas informações para que você conheça cuidados importantes para os seus fios, afinal, quando eles estão saudáveis ficam cada vez mais lindos. Você tem dificuldade em encontrar produtos ideais para o seu perfil capilar? Fique tranquila, porque dá para comprar tudo isso com o Meu Q, na internet mesmo! Nossos produtos são personalizados para as suas necessidades e o melhor: sem parabenos, petrolatos e sulfato opcional. Isso garante um tratamento eficiente e resultados impressionantes. Agora que você já sabe como escolher os melhores objetivos para o seu cabelo, é só dar o próximo passo. Sempre que precisar, nosso time está à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Aproveite para conhecer mais uma versão de você!


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram