Dia Mundial da Saúde Mental: como praticar o autocuidado em casa?

Provavelmente você já deve ter se sentido tão exausta que seu corpo ficou doente ou sua mente ficou esgotada. Muitas vezes, passamos do limite por conta das demandas que são exigidas por nós mesmos ou pelos outros em nossa rotina, e isso é normal! O mais importante é reconhecer quando isso ocorre e praticar o autocuidado. Quando falamos nessa palavrinha, é fundamental que tenhamos empatia com nós mesmas e podemos fazer isso através de pequenas atividades inseridas na nossa rotina, olhando para nossas emoções e identificando quando não estamos tão bem. Por isso, aqui vão algumas formas de praticar o autocuidado em casa e melhorar a sua qualidade de vida.


Aceite a sua vulnerabilidade

Podemos aceitar que nem sempre as coisas em nossa vida estão 100% como gostaríamos, e isso faz parte da nossa realidade. Receber o que a vida nos traz com mais abertura e aceitação, sabendo que há coisas não podemos mudar, faz com que tenhamos mais flexibilidade quando nos depararmos com as inevitáveis situações ao longo da vida e não há nada de errado termos momentos em que não estamos bem, permita-se viver este momento.


O lazer é MUITO importante

Leia um livro que gosta, ouça músicas, assista séries, saia com amigos. Tente permanecer no aqui e no agora nessas atividades, ao invés de ficar remoendo algo que precisa fazer após esses momentos, esqueça essa voz dizendo que você deve se preocupar em produzir e aproveite seus dias de lazer com tranquilidade.


Aprenda a dizer "não"

Muitas vezes, na tentativa de evitarmos um conflito ou uma longa conversa, acabamos dizendo sim para tudo, seja no trabalho ou em nossa casa. Lembre-se de se respeitar e se priorizar, isso não é egoísmo.


Mantenha-se no momento presente

Nossa mente tende a divagar em momentos no passado ou pensar sobre o futuro, isso faz com que não vivamos com qualidade nosso momento mais importante que é o presente, por isso, sempre que ficar angustiado e ansioso e sua mente ficar acelerada, concentre-se em sua respiração, ela é a âncora para estarmos no momento presente. Pergunte-se se esses pensamentos são produtivos e o levam para alguma ação concreta ou se são improdutivos e que não auxiliam na resolução de algo que esteja lhe causando incômodo.

Aproveite as dicas para começar os seus dias exercitando o autocuidado e conectando-se com suas emoções! Afinal, a nossa saúde mental é uma das coisas mais importantes que devemos cuidar.


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