O que é a porosidade capilar?

A porosidade capilar é uma condição da fibra capilar, que indica a capacidade de absorção de água e outros nutrientes pelo cabelo. Portanto, um cabelo poroso é um cabelo fragilizado, ressecado e quebradiço.

Essa porosidade por surgir de diversas formas e apresentar diferentes níveis, de acordo com o grau de agressão sofrida pelos fios. Por isso, a porosidade capilar é um fator importante e que deve ser observado antes de qualquer decisão em relação a cronograma e tratamentos capilares.

O QUE CAUSA A POROSIDADE CAPILAR?

A porosidade pode ter diferentes causas, que precisam ser identificadas e analisadas. É importante lembrar que a porosidade pode ser uma característica do próprio fio, mas que na maioria dos casos, ela ocorre devido a algum tipo de agressão que o cabelo possa ter sofrido, como alisamentos, tingimentos, pinturas, processo de descoloração e até fatores naturais, como sol, vento e água do mar, afinal, todos esses fatores alteram o pH do cabelo, aumentando a abertura da cutícula e elevando o grau de porosidade dos fios.

COMO TESTAR A SUA POROSIDADE?

Testar seu nível de porosidade é simples e você pode fazer em casa. Primeiramente, pegue uma mecha de cabelo limpo - qualquer acúmulo de produto pode atrapalhar os resultados - e coloque em um copo de água em temperatura ambiente.

Se o cabelo afundar, você tem alta porosidade, Se o cabelo flutuar, ele possui baixa porosidade. Já se ele permanece entre o flutuar e afundar, você está com uma porosidade normal.

BAIXA POROSIDADE

O fio com porosidade baixa tem a cutícula bem fechada, ou seja, não absorve com facilidade a água e outros compostos líquidos. Ele responde de forma mais resistente a tratamentos de nutrição e hidratação.

MÉDIA POROSIDADE

Se você tem porosidade normal, seu cabelo já é muito resistente, pode absorver e reter bem a umidade. Para continuar assim, é só mandar o equilíbrio com uma alimentação saudável e regular.

o fio com esta classificação é o mais saudável, já que não apresenta muitos danos e, ao mesmo tempo, está pronto para receber os tratamentos que forem necessários. . Nesse tipo de fio, as cutículas, junto com a fibra capilar, conseguem absorver bem os nutrientes importantes para a saúde dos fios.

ALTA POROSIDADE

O fio com porosidade alta é um fio realmente danificado, com a cutícula totalmente aberta. O cabelo nessas condições é frágil, quebradiço e com aspecto opaco, sem brilho

COMO RECUPERAR E EVITAR O CABELO POROSO?

Para recuperar e evitar que seus fios fiquem porosos, você precisará apostar em cronogramas específicos de cuidado, que possuam tratamentos de reconstrução, nutrição e hidratação capilar, de acordo com suas necessidades. Dependendo do grau de porosidade, baixa ou alta, você deve seguir procedimentos específicos. Os cabelos com baixa porosidade precisam de bastante hidratação, já os fios com média porosidade necessitam de nutrição e os com alta porosidade necessitam de reconstrução e de produtos mais eficientes à base de queratina, por exemplo.

Agora que já te ensinamos a verificar a porosidade dos seus fios, você pode descobrir o cronograma capilar ideal para o seu cabelo. Além disso, é de extrema importância escolher produtos personalizados para as suas necessidades e de confiança. Continua com dúvida? Nossos especialistas estão à disposição para te auxiliar em nossos canais de contato com a marca.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram