O que é a umectação capilar?

Ideal para tratar das pontas ressecadas, a umectação capilar consiste em aplicar óleo vegetal em todo o cabelo para nutrir os fios e impedir o aparecimento de frizz e pontas duplas. Colocar óleo no cabelo? Você deve estar se questionando se é uma boa ideia, afinal, pode ser um pesadelo para quem tem tendência a possuir fios oleosos. Sim! Ele serve para repor os lipídios da fibra capilar, auxiliando assim na maciez e saúde dos fios.

Além disso, o óleo ajuda também a preservar a estrutura capilar, pois são ricos em antioxidantes, vitamina E e outros elementos amigos dos seus fios! Apesar da umectação ser mais comum entre cacheadas, crespas e em quem está passando por transição capilar, já que naturalmente estes são mais ressecados, o cuidado também traz muitos benefícios para os cabelos lisos que sofrem com o ressecamento - desde que a retirada seja feita da maneira correta para impedir o aspecto oleoso.


BENEFÍCIOS DA UMECTAÇÃO CAPILAR

• Diminuição do frizz

• Brilho

• Redução de quebra

• Reposição de nutrientes

• Controle e diminuição do atrito entre os fios


QUAIS SÃO OS MELHORES ÓLEOS?

As possibilidades são infinitas, mas os mais conhecidos e mais procurados são os óleos de rícino, coco, argan, abacate, semente de uva e oliva.

COMO FAZER A UMECTAÇÃO DOS SEUS FIOS?

Para realizar esse processo, você tem duas opções: antes do banho ou durante a noite.


• ANTES DO BANHO: Aqui os cabelos são banhados com óleos vegetais antes de serem lavados. É só deixar o produto agir por 30 minutos e, em seguida, realizar o procedimento de lavagem normalmente.

• DURANTE A NOITE: A umectação noturna é indicada para cabelos extremamente ressecados. Ela é feita também com óleos vegetais que são aplicados nos cabelos “sujos” e agem nos fios durante a noite, sendo lavados no dia seguinte.


E COMO RETIRAR O ÓLEO DO CABELO SEM DEIXAR OLEOSO?

A melhor forma é aplicar a “Técnica UCPE” para o processo da umectação: umectar, condicionar, parar e enxaguar. Após aplicar o óleo e deixar o tempo necessário, o diferencial para não deixar os fios com aspecto oleoso é dividir o cabelo em mechas e aplicar um condicionador de fórmula leve. Como a intenção é fazer o óleo se misturar com o produto para facilitar sua retirada, use uma quantidade generosa em cada uma. Após aplicar o condicionador, deixe-o agindo nos fios de 20 a 30 minutos. Depois desse tempo de pausa, enxágue o cabelo com bastante água com muita atenção para garantir que não fique nenhum resíduo e os lave em seguida. Por último, mas tão importante quanto, você deve finalizar o cabelo com um bom leave in que atenda às necessidades dos seus fios.

Agora que você já sabe o que é a umectação e os incríveis benefícios que pode te proporcionar, é só incluí-la em seu cronograma capilar e ser feliz com seus cabelos macios e sedosos!




Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram