O que é um permanente capilar?

O permanente fez muito sucesso na década de 80 - os famosos Cher-in-the-80s - época em que muitas mulheres queriam ter cabelos crespos e volumosos. Acredite ou não, os permanentes são o resultado de um processo químico para mudar a textura natural dos fios, alterando permanentemente a estrutura do cabelo liso para cacheado.

COMO É FEITO O PERMANENTE?

O tioglicolato de amônia associado a acessórios específicos, é capaz de remodelar o formato dos fios, fazendo com que a sua estrutura original seja alterada.

O acessório que é usado para modificar o formato dos fios se chama bigudin. Ele é mais fino e alongado que os bobes e consegue deixar o cacho mais definido. A escolha desse acessório está diretamente ligada ao resultado final: quanto maior o bigudinho, mais largos serão os cachos. O mesmo funciona para o início do procedimento, quando mais perto da raiz, mais definido e encaracolado será o cacheado.

TIPOS DE PERMANENTE

Além do permanente tradicional que a gente já falou, feito no salão com o tioglicolato de amônia, ainda existem outros:

  • Permanente afro

  • Permanente digital

  • Permanente a vapor

PERMANENTE AFRO

A permanente afro é voltada especialmente para definir os cabelos crespos. A maior diferença da permanente tradicional para a afro é a utilização de calor nos bigudinhos. Esses acessórios são aquecidos em até 150 ºC, o que aumenta a fixação do tioglicolato de amônia na fibra capilar. O processo do permanente afro dura, aproximadamente, 40 minutos para ser feito.

PERMANENTE DIGITAL

Já a permanente digital se diferencia por utilizar luz de led durante o processo, a fim de aumentar a absorção do tioglicolato de amônia. Outra diferença da permanente afro para a digital é sua formulação, que conta também com outros ativos que evitam a queda e os danos na fibra capilar. Os resultados da permanente digital são ondas mais relaxadas e largas, com um efeito mais ondulado e glamoroso.

PERMANENTE A VAPOR

Existe um tipo de permanente que pode ser feito em casa e não utiliza tioglicolato de amônia. Pode ser feita em apliques de cabelos lisos ou ondulados, sendo uma ótima técnica para quem está em processo de transição capilar e busca um aplique cacheado.

Fazer ou não fazer o permanente? Essa é uma decisão difícil. Se você é do tipo que decide platinar o seu cabelo do dia pra noite e ama aquelas ondas de praia, um permanente moderno pode ser uma opção para você. Mas se você ainda tem dúvidas e não gosta de usar produtos químicos no cabelo, é melhor pensar duas vezes. Além disso, se você adora cachear seus fios, mas não está pronta para fazer um permanente, você pode usar truques para ondular seus fios, com ou sem calor. É uma ótima opção para atingir seus objetivos de penteado sem danificar ou alterar o cabelo.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram