O que são Ftalatos?

Os ftalatos são um conjunto de substâncias capazes de tornar plásticos rígidos em plásticos maleáveis. Nos cosméticos, eles são responsáveis pelo brilho e pela fixação da cor de esmaltes e permitem que perfumes durem mais tempo; e, em outros produtos, tanto para adultos como para crianças e bebês, como nos hidratantes, spray de cabelo, sabonetes líquidos, antitranspirantes, desodorantes, condicionadores e shampoos, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade.

O problema é que nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição literal “ftalato“. Os nomes mais comuns listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Podem até aparecer os nomes em português também: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.

Os ftalatos estão associados à ocorrência de problemas reprodutivos em animais silvestres testados em laboratórios. A presença de ftalatos no organismo desses animais provocou a redução da fertilidade, aborto, defeitos congênitos, câncer de fígado e rins. Em humanos os efeitos foram: surgimento de câncer de mama, desregulação hormonal e diminuição da fertilidade masculina reduzindo o número de espermatozoides. Além disso, eles estão classificados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) como possivelmente carcinogênicos para humanos. Na Europa, o uso dos ftalatos é proibido em cosméticos, além de serem considerados como tóxicos para o sistema reprodutivo. No Brasil, desde 2009, são limitadas as concentrações de ftalatos e seus derivados - não mais que 1% em peso de ftalato - em copos e garrafas plásticas descartáveis, seguindo resolução da Anvisa.

Lembre-se que os nomes que aparecem nas embalagens são diferentes. A descrição nos produtos sem ftalatos normalmente aparece da seguinte forma: sem PVC, sem DEHP ou free HDPE (sigla em inglês). Algumas substâncias podem ser utilizadas em substituição aos ftalatos, como os adipatos, sebacatos, citratos, tremeliatos, poliésteres e fosfatos. Porém ainda são precisos mais estudos sobre o comportamento toxicológico de cada um desses substitutos para assegurar a saúde humana e ambiental.

Depois de tantas informações sobre os Ftalatos, você pode optar por escolher seus produtos sem essa substância. Afinal, é a melhor opção para os seus fios. É importante lembrar que os nossos produtos do Meu Q são veganos, sem Ftalatos, sem parabenos, sem sal, sem teste em animais e sem sulfato, caso você deseje. Para ter mais dicas e informações, siga o perfil do Meu Q no Instagram.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram