O que são parabenos e por que devemos evitá-los?

Cada vez mais, o mercado consumidor toma consciência da importância de conferir a formulação do produto antes de adquiri-lo. Isso ocorre, principalmente, em relação à alimentação e à estética. Afinal, algumas composições ainda utilizadas pela indústria fazem muito mal à saúde.

Nesse contexto, muito se tem questionado sobre o que são parabenos, já que a substância está na lista dos produtos mais prejudiciais usados na fabricação de diversos produtos. Eles fazem parte de um grupo de conservantes que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias no cosmético. Pesquisas, ainda em andamento, apontam para uma capacidade de absorção da substância no corpo que pode gerar efeitos irreversíveis. Tendo em vista a importância de estar informado sobre os riscos, nós separamos algumas possíveis consequências do uso de parabenos.

CÂNCER DE MAMA

Embora a relação entre câncer de mama e o uso de parabenos ainda seja polêmica, alguns estudos apontam para essa possibilidade. Em 2004, por exemplo, o Journal of Applied Toxicology deu publicidade a um artigo de pesquisa que evidencia que a substância pode apresentar propriedade estrogênica. Para se ter ideia, na pesquisa os cientistas encontraram concentrações do produto em tecidos cancerígenos na mama.

ALERGIA DE PELE

Para quem ainda está em fase de descoberta sobre o que são parabenos, também vale destacar a sua influência em dermatites e alergias. Isso ocorre, não apenas pelo próprio produto, mas também por sua ação antibacteriana em cosméticos como shampoos e outros produtos para cabelo. Em crianças, por exemplo, a exposição contínua a agentes antibacterianos pode torná-las mais propensas a alergias de diversas naturezas.

ENVELHECIMENTO PRECOCE

O envelhecimento precoce é outro problema que está associado ao uso contínuo de cosméticos com parabenos, pois eles são capazes de inibir a produção de colágeno. Além disso, combinando esses produtos à exposição ao sol, os efeitos podem ser ainda mais graves à saúde da pele a partir da oxidação celular. Por isso, é importante sempre conferir a composição dos produtos, inclusive do protetor solar.

ALTERAÇÕES HORMONAIS

Como já visto no caso do câncer de mama, a substância é capaz de penetrar no organismo, induzindo uma série de problemas. Além disso, após cair na corrente sanguínea, os parabenos agem como um estrogênio, ou seja, um hormônio feminino. Por esse motivo, também podem ser responsáveis por alterações frequentes de humor, estando associadas a quadros de ansiedade, por exemplo. Vale lembrar que fatores hormonais, por sua vez, podem causar a queda dos fios e também bloqueio do crescimento capilar.

Sem dúvidas, saber o que são parabenos e como eles agem no organismo pode prevenir diversos problemas de saúde durante a sua vida. Afinal, a substância está relacionada a complicações graves no longo prazo. Além de tomar consciência, também é fundamental substituir os cosméticos que tenham o produto na formulação e buscar outras alternativas. Os produtos da Meu Q, nesse sentido, podem ser grandes aliados, pois eles contam com excelente qualidade para os cuidados com o cabelo, são livres de parabenos e de qualquer substância prejudicial ao organismo.


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram