Outubro Rosa: 4 ONG's no Brasil onde você pode doar o seu cabelo!

Apesar de estarmos chegando no finalzinho do Outubro Rosa, todo dia é dia de ajudar o próximo e fazer uma boa ação. Por isso, hoje separamos algumas ONG's aqui no Brasil para você doar o seu cabelo e ajudar pacientes que estão enfrentando a perda dos fios.

Cabelegria

O Cabelegria é uma ONG de São Paulo que resolvemos apoiar neste mês junto ao Polen. Foi fundada em 2013 e arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer pelos Correios ou pelos Bancos de Perucas fixos e itinerantes. Apesar da sua sede estar localizada em São Paulo, o Cabelegria recebe cabelos do Brasil inteiro via correios. A ONG aceita qualquer tipo de cabelo (mesmo com química), mas precisa ter, no mínimo, 20 cm de comprimento.

As instruções para doar são bem simples. A ONG orienta que você lave e deixe os cabelos secarem naturalmente. Depois, faça um rabo, amarrando com um elástico de dinheiro. Corte acima do elástico e coloque a mecha de cabelo amarrada dentro de um saco plástico. Pronto! Agora é só enviar pelo correio para o endereço indicado no site da ONG. Pelo próprio site, você consegue acompanhar e saber se a sua doação foi recebida. O Cabelegria envia perucas para todo o Brasil e para solicitá-la é necessário preencher um formulário no site. A ONG já recebeu mais de 234 mil doações de cabelo e já confeccionou mais de 9 mil perucas!


Rapunzel Solidária

O Rapunzel Solidária também é uma ONG de São Paulo, que recebe doações de cabelo do Brasil inteiro via Correios. Com as doações, eles confeccionam perucas e doam para pacientes em tratamento de câncer. Basta a pessoa solicitar a peruca através de um formulário no site e a doação é enviada por correio. A ONG aceita doações de qualquer tipo de cabelo, com ou sem química, tingidos, grisalhos, liso ou crespo. Só precisa ter no mínimo 20 cm de comprimento. O procedimento é o mesmo que descrevemos anteriormente: faça um rabo com um elástico de dinheiro e com o cabelo seco, corte e coloque a mecha em um saco plástico. Aí é só enviar para o endereço indicado no site do projeto. Se estiver em São Paulo, você também pode entregar sua doação em um dos postos de coleta presencial.

A ONG também oferece uma parceria com o Studio Toninha Rocha, localizado no bairro de Pinheiros. Lá, você pode cortar o cabelo e já deixá-lo lá para coleta. O corte solidário custa R$50,00 e o valor é integralmente convertido para o Rapunzel Solidária.


Cabelo Amigo

O Cabelo Amigo é um projeto da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR em Curitiba, que arrecada cabelo para a produção de perucas que serão doadas para pacientes em tratamento de câncer. Eles aceitam cabelo com ou sem química, mas devem ter, no mínimo, 15 cm de comprimento. Para corte, o cabelo deve estar seco, amarrado com um elástico de dinheiro. Na hora de entregar ou enviar para a instituição, a orientação é colocar em um saco plástico e indicar o lado da raiz da mecha. Você pode entregar diretamente na sede do projeto ou enviar por correio. Você também pode procurar o Instituto Embelleze, pois eles têm uma parceria oficial com o projeto e oferecem corte de cabelo gratuito para quem for doar.

Tesoura Sem Ponta

Tesoura Sem Ponta é um projeto que se iniciou em Campinas e foi idealizado em 2014. Ele já recebeu mais de 30.000 doações por meio de parcerias com salões de beleza e outras instituições e já beneficiou mais de 500 mulheres em tratamento quimioterápico. O Tesoura Sem Ponta recebe cabelos de todos os tipos, que podem ser entregues pessoalmente ou via Correios. Além disso, de tempos em tempos, o projeto realiza eventos para arrecadação de cabelo e oferece cortes gratuitos para quem quer doar por meio de salões parceiros. Quem quer receber uma peruca do Tesoura Sem Ponta deve solicitar através de um formulário no site e retirar em um dos salões parceiros em Campinas. Se você estiver em outra cidade, a peruca também pode ser enviada por correio.

Apesar dessas ONG's possuírem sedes em cidades específicas, todas elas recebem doações por correio, então, você pode doar de qualquer lugar do Brasil! Se você mora em outras cidades e não sabia onde doar cabelo para projetos de confecção e distribuição de peruca, agora ficou muito simples! Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time através do Instagram.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram