Você sabe como lavar o seu cabelo?

Saber como lavar o cabelo é fundamental para a saúde e beleza do cabelo. Muitos, no entanto, negligenciam essa etapa de cuidado com hábitos que prejudicam gravemente a vitalidade dos fios. Temperatura da água, regularidade da limpeza e utilização incorreta dos produtos são apenas alguns dos fatores de risco que devem ser observados no processo de lavagem. Pensando na importância de higienizar os fios da maneira correta, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto, além de dicas para que você saiba como fazer.

Qual a importância da limpeza dos cabelos?

O organismo, como forma de proteção, deposita diariamente um sebo nos fios. Esse condicionador natural produzido pelas glândulas sebáceas, no entanto, pode se acumular no couro cabeludo, servindo de alimento para microrganismos que ali vivem. Isso, combinado com o acúmulo de células mortas e a sujeira do dia a dia, pode criar uma série de problemas para a saúde dos fios.

Entre eles, a oleosidade excessiva, o aparecimento de caspa e, em casos mais graves, a própria queda do cabelo. A higienização das madeixas é, nesse sentido, a forma mais eficaz de prevenir as consequências e de cuidar da sua vitalidade e aparência.

Como lavar os cabelos da maneira correta?

Para higienizar os fios e o couro cabeludo de forma adequada, vale seguir alguns passos importantes.

Umidifique o cabelo e aplique o shampoo!

O primeiro passo para uma lavagem adequada é umidificar todos os fios com água em abundância para que os produtos possam se espalhar com facilidade e os resíduos de sujeira deixem a região. Posteriormente, aplique uma pequena quantidade de shampoo nas mãos para massageá-los. É importante, nessa fase, que seja verificado qual é o produto mais indicado para a lavagem. Isso porque alguns tipos de cabelo necessitam de tratamento especial ou de produtos de hair care personalizados.

Massageie com a ponta dos dedos!

Com o produto em mãos, aplique-o massageando a cabeça com a ponta dos dedos. Ao realizar esse movimento, no entanto, evite utilizar as unhas, uma vez que elas podem machucar o couro cabeludo e contribuir para espalhar fungos e bactérias. Deixando o produto escorrer pelo cabelo, massageie também os fios com cautela. É importante, nessa fase, evitar movimentos muito bruscos que possam ocasionar a danificação das madeixas.

Enxágue o cabelo e aplique condicionador!

Após deixar o shampoo agir por algum tempo, enxágue o couro cabeludo e os fios com bastante água, retirando todo o excesso de produto. Depois, aplique um condicionador adequado para o seu tipo de cabelo no comprimento próximo às pontas. Lembre-se de evitar que o produto penetre na raiz ou que seja aplicado próximo à pele. Dessa forma, você poderá fechar as cutículas dos fios sem que o cabelo sofra de excesso de oleosidade.

Retire o condicionador e seque o cabelo

Após deixar o produto agir de 3 a 5 minutos, retire-o com água em abundância. Depois, seque os fios com uma toalha de tecido leve e sem esfregar para que as cutículas não se abram. Para finalizar a higienização, penteie o cabelo com uma escova de cerdas largas e coloque os fios no lugar. Vale, ainda, utilizar um leave-in para auxiliar na etapa, lembrando que eles potencializam o brilho e a hidratação e auxiliam no controle do frizz.

Quantas vezes devo realizar esse procedimento?

De acordo com especialistas em estética, não é indicado fazer higienização diariamente nem deixar de realizar esse procedimento por longos períodos. Isso porque lavar o cabelo poucas vezes pode deixá-lo oleoso, o que leva à queda dos fios e ao surgimento de caspa. O excesso de lavagem, no entanto, pode ocasionar as mesmas consequências devido ao efeito rebote. Por essa razão, limpar em dias alternados pode ser uma excelente solução. Afinal, a frequência exata deve ser considerada a partir da rotina pessoal de cuidados e do tipo de cabelo.

Quais são os principais erros cometidos na hora da lavagem?

Algumas mulheres, em função do hábito ou do desconhecimento, cometem alguns erros comuns na hora de higienizar os fios. Para saber como lavar o cabelo sem prejudicar a sua vitalidade, confira algumas dicas do que não fazer!

Lavar com água quente!

Altas temperaturas podem ser bastante prejudiciais à saúde do cabelo. Isso porque danificam as fibras e interferem no resultado de finalização. O mesmo vale para o processo de secagem. Portanto, adapte o chuveiro para lavar os fios com água morna. Quando isso não for possível, como nos períodos de inverno, passe água fria nos cabelos apenas no fim da lavagem.

Aplicar incorretamente o condicionador!

Muitas mulheres, ao utilizar o condicionador, aplicam o produto próximo à raiz dos fios ou no couro cabeludo. Essa região, no entanto, é naturalmente hidratada e ainda absorve grande oleosidade da pele. Por essa razão, mesmo que os fios estejam secos, jamais insira o produto no comprimento total.

Friccionar ou torcer os fios com a toalha!

A forma ideal de secar o cabelo é com movimentos de apertar suaves com uma toalha de tecido leve. Isso porque friccionar os fios ou torcê-los com um pano pode ocasionar a quebra. Afinal, a estrutura da madeixa é sensível, podendo ser danificada se os cuidados não forem adequados.

Lavar o cabelo à noite!

Outro hábito comum, porém incorreto, é lavar o cabelo à noite. Vale lembrar, nesse sentido, que deve-se evitar a prática. Dormir com o couro cabeludo úmido evita a respiração dos fios e a secagem natural. Isso, por sua vez, eleva as chances de caspa e fios quebradiços.


Saber como lavar o cabelo é conhecimento indispensável para qualquer um. Afinal, a higienização adequada dos fios garante a sua saúde e beleza. Para conseguir uma limpeza adequada, no entanto, é importante estar atento aos cuidados necessários para evitar a oleosidade, garantir a hidratação e o brilho saudável das madeixas. Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro dos conteúdos postados, siga O MEU Q no Instagram!



Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram