Você sabe o que significa "Cruelty Free"?

Desde a década de 90, os movimentos pelos direitos dos animais começaram a ganhar força em todo o planeta. A população começou a ganhar uma maior consciência em relação ao consumo responsável e as organizações que visam proteger o bem estar dos animais tornaram-se mais conhecidas. Com isso, o termo "Cruelty Free" começou a aparecer nos rótulos de alguns cosméticos. Mas do que se trata esse termo?

Uma empresa que se denomina “livre de crueldade" é aquela que não testa seus produtos em nenhum animal, ou seja, livre de crueldade se refere apenas ao aspecto de testes em animais, o que não torna ele um produto vegano, por exemplo.


A DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS VEGANOS E CRUELTY FREE!

Essa é sempre uma dúvida entre os novos consumidores do mercado de consumo responsável, porque muitos não sabem diferenciar produtos veganos e Cruelty Free. No entanto, ambas são opções alinhadas com uma atitude sustentável e consciente, mas enquanto o movimento Cruelty Free luta pelo fim dos testes realizados nos bichinhos, o veganismo prega o fim de qualquer atividade humana de exploração animal, seja para alimento, trabalho, roupas ou qualquer outra finalidade. Um produto vegano não pode ter nenhum ingrediente de origem animal, como, por exemplo, leite ou mel, em seu processo de fabricação.

Nós aqui do Meu Q somos certificados pelo PEA Cruelty-free e pela Associação Brasileira de Veganismo, ou seja, somos livres de testes em animais e sem nenhum ingrediente de origem animal em nossos produtos.


COMO SABER SE UM PRODUTO É REALMENTE NÃO TESTADO EM ANIMAIS?

O melhor jeito de saber se um produto é cruelty free é pesquisando, pois mesmo que ele tenha um selo que ateste isso, vale entrar em contato com a empresa ou entrar no site deles e fazer uma pesquisa, geralmente você encontra a resposta!

FIQUE ATENTA: cosméticos comercializados na China são, por lei, testados em animais. Por isso, descobrir se o produto é vendido nesse território também é uma forma de saber se a empresa fabrica produtos realmente cruelty free. Além disso, você pode pesquisar em sites de organizações que disponibilizam listas de itens cruelty free, como a PEA e a PETA.


POR QUE ESCOLHER PRODUTOS “CRUELTY FREE”?

Além de colaborar para que os bichos não sejam submetidos ao sofrimento, consumir esse tipo de item incentiva as empresas a investirem cada vez mais em tecnologia e em novas formas de produção. Se cada vez menos pessoas concordarem com a exploração animal na fabricação de produtos, cada vez mais a indústria terá que desenvolver outras formas de garantir que o que está sendo produzido é seguro para o uso humano. Ao comprar itens cruelty free, você está se preocupando com a natureza, com o meio ambiente e valorizando empresas que não maltratam animais em prol do consumo.


Portanto, ao comprar produtos livres de crueldade, você está colaborando com as organizações que defendem essa e outras causas relacionadas ao direito dos animais. Conseguiu entender o que é cruelty free? Agora você pode viver a experiência de consumir produtos com a certeza de que eles não estão causando nenhum tipo de sofrimento aos bichinhos. Qualquer outra dúvida, entre em contato com a gente pelo chat no nosso site, estamos à disposição para te ajudar!


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

Siga-nos no Instagram

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram